FARMÁCIA POPULAR. Prefeitura de Várzea Grande reforça direito da população a fraldas geriátricas gratuitas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação/Assessoria

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio 

A pessoa que necessita do uso contínuo de fraldas geriátricas pode ter acesso gratuito ao produto por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil.

Essa é uma iniciativa do Ministério da Saúde que amplia o alcance de medicamentos e correlatos à população em todo o país.

O objetivo do programa é garantir dignidade, conforto e qualidade de vida a pessoas idosas e com deficiência que enfrentam limitações de saúde.

O fornecimento das fraldas é de responsabilidade do Governo Federal, por meio da rede credenciada da Farmácia Popular, e não mais dos municípios.

O programa atende pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência que comprovem a necessidade do uso contínuo de fraldas geriátricas.

Nos casos em que o paciente esteja acamado ou impossibilitado de comparecer pessoalmente a um dos estabelecimentos credenciados, a retirada pode ser feita por um representante legal ou procurador.

No caso de beneficiários menores de idade, é aceito a certidão de nascimento ou o RG do menor.

Quem ainda não tem receita ou laudo médico deve agendar uma consulta em uma das Unidades de Saúde da Família mais  próxima da sua casa.

O médico fará a avaliação e, se necessário, emitirá a documentação para que o paciente tenha acesso ao benefício.

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon, reforça a importância de divulgar o programa e garantir que a população tenha acesso à informação correta.

Segundo ela, o Programa Farmácia Popular é uma dessas iniciativas que fazem a diferença no dia a dia de quem mais precisa.