TCE anuncia realização de um censo estadual para mapear desigualdades em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Tony Ribeiro/TCE-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O TCE, Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, deu início a um projeto para a realização de um censo estadual próprio e anual.

O anúncio foi feito pelo presidente do órgão, conselheiro Sérgio Ricardo, nesta segunda-feira.

A iniciativa tem como objetivo criar um diagnóstico detalhado e em tempo real da situação socioeconômica de todos os 142 municípios mato-grossenses, fornecendo uma base de dados robusta para orientar políticas públicas e a aplicação de recursos.

Durante o anúncio, o conselheiro destacou os indicadores de desigualdades no Estado. 

Sergio Ricardo lembrou que Mato Grosso tem três milhões e 800 mil habitantes, e um milhão deles inscritos no Bolsa Família.

O conselheiro ressaltou que o estado é campeão em produção de carne, soja, milho, algodão, mas também é campeão em hanseníase e líder nacional em feminicídio.

O presidente do TCE disse ainda que as duas maiores cidades do estado, Cuiabá e Várzea Grande, têm 80 favelas. E por outro lado, Mato Grosso tem a maior frota de jatinhos particulares do Brasil.

O censo do Tribunal de Contas busca responder às contradições de Mato Grosso e, para o TCE, a ferramenta será crucial para entender a fundo a distribuição de riqueza e a carência de oportunidades, além do fortalecimento da fiscalização.

Diferente do censo demográfico do IBGE, que é de 10 em 10 anos, o censo da Corte de Contas será anual.