Comissão do TCE-MT lança cartilha com raio-X da situação das creches no estado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: TCE-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio  

A Comissão Permanente de Educação e Cultura do TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, lançou a cartilha “Diagnóstico Creches e Pré-Escolas Mato Grosso 2025”, atualizando os dados sobre a oferta de vagas, filas de espera e estrutura da educação infantil no estado.

Disponível virtualmente na Editora Publicontas e distribuído para todo o estado, o material orienta gestores para a superação de gargalos e ampliação do acesso nos 142 municípios e teve como base levantamento realizado pelo Gaepe, Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação de Mato Grosso.

O presidente da Comissão, conselheiro Antonio Joaquim, explicou que a primeira infância é a fase que mais impacta o desenvolvimento da criança e, por isso, a educação infantil precisa ser tratada como prioridade.

Segundo ele, a cartilha é um instrumento que vai orientar os municípios na missão de transformar dados em ação concreta.

De acordo com o diagnóstico, Mato Grosso tem atualmente 656 creches públicas, das quais 68% funcionam em prédios exclusivos e 32% compartilham espaço com outras etapas do ensino.

Ao todo, 79 mil 576 crianças estão matriculadas em creches públicas, com maior concentração nas faixas etárias mais próximas da pré-escola.

Apesar dos avanços registrados nos últimos anos, mais de 10 mil crianças ainda aguardam vaga em creches, realidade presente em 84 municípios.

A maior demanda está concentrada entre crianças de até um ano de idade, faixa considerada estratégica para o desenvolvimento infantil.

O documento evidencia ainda que apenas 77% dos municípios oferecem atendimento a partir da idade mínima prevista em lei.

Para conhecer outras informações que estão na cartilha é só acessar o site www.tce.mt.gov.br/publicacao.