Concessionária alerta para cuidados simples que podem evitar acidentes fatais ao carregar o celular

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria Energisa MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio  

De acordo com o Anuário Estatístico da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, em 2024 foram registradas 80 ocorrências com vítimas pelo mal uso dos celulares no Brasil, sendo que 49 deles resultaram em mortes.

Os acidentes mais comuns são choques ao usar o aparelho conectado à tomada, inclusive com o corpo molhado, mas há ainda explosões e fogo, que podem causar incêndio e ferimentos graves.

A coordenadora de Segurança da Energisa, Elizângela Castelhano, alerta para cuidados básicos de uso.

Segundo ela, as baterias de lítio são muito sensíveis ao calor, e como os celulares trabalham mais ao carregar, usá-los pode fazer com que haja fogo ou a bateria exploda.

A coordenadora disse ainda que colocar o celular para carregar perto do corpo ou em cima de camas e sofás também é mais perigoso pois o risco de incêndio é maior.

Elizângela Castelhano lembrou que no caso de Cuiabá, uma cidade naturalmente muito quente, isso pode potencializar o risco de um superaquecimento

Ela destacou outras medidas importantes para evitar acidentes com celulares, como:  Usar peças são compatíveis com o aparelho.

Não use cabos quebrados ou com os fios aparecendo. Evite adaptadores e extensões, pois isso aumenta o risco de sobrecarga nas tomadas. Evite usar o aparelho em locais com alta umidade, como banheiros, ou com o corpo molhado, pois a água é condutora de eletricidade, o que aumenta o risco de curto-circuito e choques.  

Além disso, durante chuvas fortes, retire o celular da tomada, pois os raios podem atingir a rede elétrica e jamais use fones de ouvido enquanto o aparelho estiver carregando.