Tarifaço de Trump e reciprocidade devem dominar os debates do 3º Congresso Abramilho

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Freepik/JComp

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O evento, promovido pela Abramilho, Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo, vai acontecer em Brasília, com público estimado em 400 participantes, entre produtores, empresários, autoridades, políticos e jornalistas.

A intenção é traçar exatamente um panorama atualizado dos cenários que influenciam o cotidiano da atividade.

Na avaliação do diretor executivo da Abramilho e organizador do evento, Glauber Silveira, ainda é cedo para uma análise certa, mas existe uma tendência de que o Brasil amplie a exportação de milho para outros países.

Na esteira da tarifaço, outro tópico do 3º Congresso Abramilho ganhou destaque recentemente: o projeto de lei que regulamenta a reciprocidade tarifária e ambiental nas relações do Brasil com outras nações.

A Câmara de Deputados e o Senado Federal já aprovaram o projeto e a expectativa é de que uma sanção final do presidente Lula da Silva aconteça nos próximos dias.

O projeto de lei autoriza o Governo Federal a empregar contramedidas em situações como a do 'tarifaço'.

Seu autor, o deputado federal Zequinha Marinho, do PL da Bahia, é um dos palestrantes do painel sobre o tema.

De acordo com o presidente da Abramilho, Paulo Bertolini, o objetivo do evento é entender todas as implicações do projeto, seja de tarifas comerciais como de exigências ambientais.

A reciprocidade nos mercados é o tema do painel focado em macroeconomia e agro que acontece a partir das três horas da tarde, do dia 14 de maio, sendo mediado pelo jornalista Mauro Zannatta.