Tangará da Serra vai sediar Dia de Campo da Cultura do Café na sexta-feira.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Com o tema “Desempenho de cafeeiros Robustas Amazônicos no Cerrado Mato-grossense”, será realizado, nesta sexta-feira, o Dia de Campo da Cultura do Café, em Tangará da Serra no Campo Experimental da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural.
O evento é gratuito e começa às oito da manhã. A duração prevista é de quatro horas, divididas entre palestras e aulas demonstrativas.
Serão quatro especialistas que vão tratar sobre produção de mudas clonais de qualidade, implantação da lavoura, manejo de pragas e clones em avaliação.
O Dia de Campo será realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, por meio da Empaer, em parceria com a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Prefeitura Municipal de Tangará da Serra.
O pesquisador da Empaer, Wininton Mendes da Silva, comenta que durante o evento serão apresentados os resultados preliminares do ensaio de competição de clones de cafeeiros Robustas, boas práticas agrícolas referentes ao preparo da área e manejo de pragas e doenças.
Wininton explicou que para a escolha das melhores cultivares foi realizado um estudo para seleção dos genótipos com maior adaptação nos principais polos produtores de café.
Para avaliar o desempenho dos materiais genéticos foram instaladas duas unidades de pesquisa nos municípios de Tangará da Serra e em Sinop.
O pesquisador disse ainda que o objetivo do Dia de Campo é mostrar os resultados preliminares e chamar a atenção dos cafeicultores quanto aos aspectos relacionados ao manejo sustentável da lavoura, para obtenção de maior eficiência dos cultivos.