| Sintep recorre ao Ministério Público para impedir realização da Copa América em Cuiabá.mp3 |
Foto da manchete: Ahmad Jarrah - Secel/MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Sintep, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, pediu ao Ministério Público do Estado a instauração de procedimento administrativo investigatório com objetivo de suspender a participação de Cuiabá como sede da Copa América.
“Sediar o torneio da Copa América no Brasil neste momento afronta e viola a Constituição, pois a sua realização aumenta o risco de contaminação pelo coronavírus e pode agravar ainda mais a pandemia da Covid-19 no País, ameaçando a vida e a saúde de brasileiros, o que contraria o direito à saúde”, diz trecho do documento do Sintep.
Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro aceitou um pedido da Conmebol, Confederação Sul-Americana de Futebol, para que o torneio fosse realizado no Brasil, depois da desistência de Argentina e Colômbia.
Os governos de Goiás, Rio de Janeiro, Brasília e Mato Grosso se dispuseram a receber os jogos, que estão previstos para acontecer no período de 13 de junho a 10 de julho.
De acordo com a tabela divulgada pela Conmebol, Mato Grosso receberia cinco jogos que seriam disputados na Arena Pantanal, em Cuiabá.
No documento protocolado no Ministério Público, o Sintep destaca que a realização da competição, que recebe atletas que atuam em todo o mundo, aumenta o risco de contaminação pelo coronavírus e pode agravar ainda mais a pandemia de covid-19 no país.
O Sindicato pede que o governador Mauro Mendes seja notificado em caráter de urgência quanto à suspensão da participação de Mato Grosso como sede da Copa América.
De acordo com a assessoria do MP, o promotor de Justiça, Alexandre Guedes, já estaria examinando possíveis medidas em relação a Copa América.