Síndrome da mão-pé-boca alastra por Mato Grosso. Crianças são as principais vítimas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Gustavo Duarte | Prefeitura de Cuiabá

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

A Prefeitura de Cuiabá emitiu comunicado, na última semana, orientando a população sobre o aumento no número de casos da síndrome mão-pé-boca.

A doença tem esse nome porque causa lesões nessas partes do corpo das crianças infectadas, e é causada por um vírus que pode ser transmitido de pessoa para pessoa ou através de alimentos ou objetos contaminados.

Geralmente, os sintomas só surgem após três sete dias da infecção pelo vírus e incluem febre superior a 38ºC, dor de garganta e falta de apetite.

Após dois dias do surgimento dos primeiros sintomas, aparecem aftas dolorosas na boca e bolhas dolorosas nas mãos, pés e, por vezes, na região íntima, que podem coçar.

A Secretaria de Saúde de Jaciara também emitiu um alerta de surto da doença no município. Outras cidades da região sudeste também estão com muitos registros.

Primavera do Leste, seguiu o mesmo caminho e emitiu alerta por causa da alta quantidade de casos da síndrome.

A Secretaria de Saúde do município divulgou que de outubro a novembro foram registrados mais de 70 casos.

A síndrome mão-pé-boca é altamente contagiosa e afeta na maioria dos casos crianças com menos de cinco anos de idade. Mas em Cuiabá, já foram registrados casos em adultos.

Em Jaciara, o setor de epidemiologia informou que foi constatado um surto da síndrome. Foram notificados mais de 20 casos, mas a prefeitura afirma que já tem conhecimento de vários outros registros.

 Não há tratamento específico para a doença. Em geral, como ocorre com outras infecções por vírus, ela regride espontaneamente depois de alguns dias.

Por isso, na maior parte dos casos, o tratamento é sintomático, com antitérmicos e anti-inflamatórios.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.