| SESMT lança Semana Mato-grossense de Doação de Leite Humano nesta terça-feira, em Cuiabá.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria
Por Vinícius Antônio - Yaponira Cavalcanti.
Texto do áudio:
Acontece, nesta terça-feira, a partir das cinco e meia da tarde, no Mato Grosso Palace Hotel, em Cuiabá, o lançamento oficial da II Semana Mato-grossense de Doação de Leite Humano.
O evento é realizado pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com diversas instituições.
Segundo o nutricionista e integrante da equipe de Promoção do Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde, Rodrigo Carvalho, a meta é desmistificar alguns tabus, além de incentivar e conscientizar sobre a respeito da doação do leite humano para manutenção da vida saudável dos bebês internados nas unidades de terapia intensiva.
Apesar do lançamento oficial da Semana ser nesta terça, as atividades da campanha começaram nesta segunda-feira, com uma roda de conversa na Unidade Básica de Saúde Indígena “Gomes Carneiro”, em Santo Antônio de Leverger.
Já nesta quarta-feira, às oito horas da manhã, será realizada a visita guiada e roda de conversa no Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Cuiabá.
Na sexta-feira, 19 de maio, Dia D de Doação, as pessoas que amamentam inscritas na programação vão participar de visitas aos Bancos de Leite Humano do Hospital Júlio Müller e do Hospital Geral de Cuiabá, além dos postos de Coleta de Leite Humano do Hospital Santa Helena e da Femina Hospital e Maternidade, todos na capital.
A Secretaria Estadual de Saúde está realizando ainda a campanha “Doe frascos, leve vida e cultive a esperança”.
A ação visa a doação de vidro com tampa de plástico rosqueável para as unidades de coleta de leite humano de Mato Grosso.
Os frascos podem ser entregues nas unidades de saúde dos municípios e encaminhados para os 14 Escritórios Regionais de Saúde, durante o ano todo.
A Secretaria de Saúde prevê que nos próximos dois anos serão implantados mais três bancos de leite humano na região do Teles Pires e outros quatro distribuídos nas regiões de saúde do Alto Tapajós, Médio Norte, Noroeste Mato-grossense e no Araguaia Xingu.