SES/MT afirma que vítimas de violência sexual terão prioridade na vacinação contra HPV

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio  Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso incluiu as vítimas de violência sexual ainda não vacinadas contra o papilomavírus humano no grupo prioritário para vacinação contra HPV.

A faixa etária contemplada é de nove 45 anos, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, que ampliou o público-alvo do imunizante.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Alessandra Moraes, explica que as vítimas que se enquadram nesses critérios devem ser encaminhadas para qualquer unidade básica de saúde mais próxima para orientação e vacinação.

Ela disse ainda que a Secretaria de Saúde pediu aos municípios para definir um fluxo padrão de atendimento a esse novo público.

O objetivo, segundo a Superintendente é que todos os municípios estejam alinhados para um resultado de qualidade no quesito acolhimento e imunização das vítimas.

A inclusão do novo público está prevista em Nota Técnica do Ministério da Saúde.

Em 2023, até o momento, a taxa de cobertura vacinal contra HPV em Mato Grosso é de 20,43% para meninos de nove 14 anos e 40,62% para meninas de nove a 14 anos.