| Senar-MT avalia como “produtiva” as discussões dos resultados do Projeto Fazenda Pantaneira Sustentável.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Representantes do Projeto Fazenda Pantaneira Sustentável fizeram a revisão de dados zootécnicos e econômicos, relativos ao ano-exercício 2020, nas propriedades rurais assistidas pelo programa.
Os encontros aconteceram de 19 a 27 de janeiro, de forma individual, nos Sindicatos Rurais de Rondonópolis, Cáceres e Poconé e em propriedades rurais.
Esta foi a primeira reunião presencial após o início da pandemia de Covid-19 e seguiu os protocolos sanitários para contenção do vírus.
Segundo o supervisor do projeto Fazenda Pantaneira Sustentável pelo Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, Marcelo Nogueira, as reuniões alinharam os próximos passos.
“Os encontros foram produtivos, trouxemos os produtores para mais perto e apresentamos as futuras ações como a reunião de devolutiva, prevista para o final de abril”, destaca Nogueira.
A devolutiva acontecerá num formato que possibilita um comparativo entre as propriedades.
“Apresentaremos um diagnóstico e faremos um comparativo entre as próprias fazendas Fazenda Pantaneira Sustentável para ver como as propriedades evoluíram”, explica Marcelo.
Ainda no primeiro semestre, os produtores vão receber um link para acesso a uma ferramenta de gestão desenvolvida pelo Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.
Por meio dessa página, os produtores poderão acompanhar mensalmente os dados atualizados de sua respectiva propriedade.
O projeto prevê assistência técnica, apoio ao gerenciamento da fazenda, capacitação e treinamento dos funcionários e demais consultorias voltadas aos pecuaristas que atuam no Pantanal.