| 07 IFMT Campus Cuiabá implanta Cuidoteca destinada a filhos de servidoras e de estudantes_0.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria IFMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio
O IFMT Campus Cuiabá – Coronel. Octayde Jorge da Silva já concluiu as obras e a implementação da Cuidoteca, espaço educativo, recreativo e de apoio voltado aos filhos de estudantes e servidores do campus.
O local busca garantir mais tranquilidade, especialmente, para as mães que estudam e trabalham na instituição.
A proposta é pioneira entre os institutos federais e segue o exemplo de experiências já realizadas em instituições de ensino superior como a Universidade Federal Fluminense e a Universidade Federal do Piauí.
No Campus Octayde, o projeto nasceu de uma demanda das próprias estudantes, que enfrentavam dificuldades para assistir às aulas noturnas por não terem com quem deixar os filhos.
Sensibilizados com a situação, os professores Mychelle Sato e Ilço Ribeiro Junior, que atuam no Departamento de Infraestrutura, levaram o pedido ao diretor-geral do campus Alceu Cardoso.
Ciente da necessidade, o diretor logo incorporou a proposta ao planejamento da gestão e deu origem ao projeto “Saúde social e o cuidado aos filhos das trabalhadoras e trabalhadores”, aprovado no Programa de Qualidade de Vida do IFMT.
Atualmente, o projeto-piloto já vem sendo desenvolvido pelo Programa de Qualidade de Vida, oferecendo acolhimento para crianças de três a 10 anos, filhos de servidores, no horário das oito horas da manhã ao meio dia.
No entanto, em breve a iniciativa ganhará maior aporte financeiro.
Com isso, a Cuidoteca passará a funcionar também no período noturno, ampliando o atendimento a crianças, e será aberto aos filhos de estudantes regulares da instituição.
O objetivo da ação é fortalecer políticas de cuidado infantil e apoiar especialmente as mulheres, que em sua maioria assumem essas responsabilidades, para que possam prosseguir nos estudos, no trabalho ou na formação profissional com segurança e tranquilidade.