Senar Mato Grosso qualifica índios Xavante para o cultivo de lavouras nas aldeias

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Cerca de 100 indígenas foram capacitados em treinamentos oferecidos pelo Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, em parceria com o Sindicato Rural de Primavera do Leste, por meio do projeto de cooperação técnica Independência Indígena.

Ao longo de três anos, a instituição disponibilizou sete cursos de capacitações para este grupo.

Os indígenas fizeram cursos de operador de tratores agrícolas, aplicação de agrotóxicos utilizando pulverizador autopropelido e apicultura.

Com o conhecimento técnico, os indígenas podem cultivar lavouras para futura comercialização. Na Terra Indígena Sangradouro, comunidades já iniciaram o cultivo de arroz.

O projeto Independência Indígena é resultado da parceria de diversos órgãos.

O objetivo é incentivar a produção sustentável nas comunidades Xavante de Mato Grosso e levar desenvolvimento, segurança alimentar e qualidade de vida às aldeias.

Ao todo, a área a ser utilizada para o plantio é de aproximadamente mil hectares, contemplando diversos alimentos.

Dentre as ações, o projeto disponibiliza ferramentas e maquinários utilizados no plantio e colheita de alimentos. E, por meio do Senar-MT, promove a capacitação de indígenas em operação de tratores e práticas de cultivo.

Cerca de dois mil e 700 mil indígenas Xavante de 57 aldeias nos municípios de Poxoréu e General Carneiro devem ser beneficiados.

De acordo com o presidente da Fundação Nacional do Índio, Marcelo Xavier, a Funai apoia iniciativas como essa, que promove a autonomia dos povos indígenas, por meio da geração de renda, de forma responsável.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.