Sema suspende atividade de usina elétrica em Sinop

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

A Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, determinou, nesta quarta-feira, a suspensão da licença de operação para as atividades de geração e transmissão de energia da Usina Hidrelétrica de Sinop até que sejam adotadas medidas adicionais de segurança ambiental no rio Teles Pires.

Foi aplicada multa de 12 milhões de reais pela mortandade de seis toneladas de peixes ocorrida abaixo do barramento do empreendimento energético.

De acordo com a apuração realizada por uma equipe multidisciplinar da Secretaria, os peixes são, em sua grande maioria, espécies de couro como bico de pato, jaú e pintado que apresentavam diversos sinais de barotrauma, como olhos saltados, vísceras expostas e injúrias físicas.

Na avaliação dos técnicos, a mortandade foi ocasionada por um erro operacional durante manobra de acionamento de turbina.

De acordo com informações prestadas à Sema, a manobra foi realizada na noite de domingo.

A Sema iniciou a investigação dos fatos, por meio da Diretoria de Unidade Desconcentrada de Sinop, imediatamente após receber as primeiras denúncias na manhã de segunda-feira.

No dia seguinte, uma equipe foi deslocada de Cuiabá para reforço nas investigações.

O relatório e os autos feitos pela Sema foram encaminhados aos Ministérios Públicos Federal e Estadual, Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Itaúba e Ordem dos Advogados do Brasil.

Para retomada da licença de operação, a empresa deverá apresentar um plano de ação que comprove que as manobras de comporta e acionamento de máquinas seguirão ritos estritos para atenuar os impactos causados à fauna aquática.

No ano passado, a empresa já havia sido responsabilizada pela morte de 13 toneladas de peixes no Rio Teles Pires. A multa foi de 50 milhões de reais pelos danos ambientais causados.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.