| 06 EDUCAÇÃO. Sistema prisional realiza Dia D de Matrículas da EJA e fortalece ressocialização.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria | Seduc-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio
A Seduc, Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Sejus, Secretaria Estado de Justiça, realizou, na última terça-feira, na Penitenciária Central do Estado, o Dia D de Matrículas da EJA, Educação de Jovens e Adultos, no Sistema Prisional de Mato Grosso.
Durante todo o dia, equipes técnicas da Seduc e da Sejus realizaram uma série de atividades nas unidades prisionais, incluindo rodas de conversa, orientações sobre o processo de matrícula, esclarecimento de direitos e benefícios, além de diálogo com equipes pedagógicas e servidores que atuam na gestão prisional.
A mobilização aconteceu simultaneamente em todas as 40 unidades prisionais do Estado onde existe oferta de educação básica pela Seduc, com exceção de Chapada dos Guimarães, município em que todos os presos já concluíram o Ensino Médio.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, reforça que o objetivo da campanha é preencher as três mil 150 vagas disponíveis da EJA nas unidades penais, garantindo acesso à escolarização, certificação e remição de pena pelo estudo.
Porto explicou que as aulas são ministradas em salas anexas a presídios, cadeias públicas e centros de ressocialização, em consonância com as diretrizes da Lei de Execução Penal e com a política estadual de educação para pessoas privadas de liberdade.
O secretário disse ainda que a EJA é um instrumento de transformação pessoal e social, capaz de abrir novos caminhos para a reintegração dos reeducandos à sociedade.