Governo de Mato Grosso e BIRD lançam programa para fortalecimento da agricultura familiar

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Mayke Toscano/Secom-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

O Governo de Mato Grosso lança, nesta quinta-feira, o Programa MT Produtivo – Desenvolvimento e Sustentabilidade, projeto inovador de desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.

O evento será realizado no início da tarde, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, com a participação de representantes do BIRD, Banco Mundial, parceiros do programa e autoridades.

O programa implementado em 2025 será executado até 2030 sob coordenação da Seaf, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, e terá investimento total de 100 milhões de dólares, sendo US$ 80 milhões de dólares financiados pelo Banco Mundial e 20 milhões de dólares de contrapartida do Estado.

O projeto visa fortalecer a agricultura familiar, gerar renda, promover segurança alimentar e ampliar o acesso a mercados, beneficiando 15 mil famílias em todo o Estado.

Entre as ações previstas estão o financiamento de planos de negócios de associações e cooperativas, a regularização fundiária e ambiental de estabelecimentos rurais, e o apoio à adoção de práticas agrícolas sustentáveis e inteligentes em relação ao clima.