| 07 Seis em cada dez cidades brasileiras sofrem com a falta de vacinas, aponta CNM.mp3 |
Foto da manchete: José Cruz/Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revela que em 65% dos municípios brasileiros faltam vacinas, especialmente os voltados para crianças. Segundo a CNM, o Ministério da Saúde é o responsável por comprar e distribuir todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, enquanto os estados são incumbidos de prover as seringas e agulhas.
De acordo com o estudo, os municípios sinalizaram que a falta de vacinas acontece há mais de um mês. A varicela foi apontada como a vacina que está mais desfalcada, não chegando a 1.210 estoques municipais. O imunizante é utilizado como reforço contra a catapora em crianças de 4 anos.
A Meningocócica C, responsável por proteger crianças contra a meningite, está em falta em 546 cidades, com uma média de 90 dias sem o imunizante.
Outras doses também estão em falta, como a tetraviral — que combate sarampo, caxumba, varicela e rubéola; hepatite A, em 307 municípios; e a DTP — que protege contra difteria, tétano e coqueluche —, desfalcada em 288 cidades.