Secretaria Estadual de Saúde amplia atendimento de telemedicina e disponibiliza teleconsultas pelo SUS

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação MS

Por Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

A Secretaria de Estado de Saúde iniciou os atendimentos por meio da nova plataforma de Saúde Digital.

O projeto é integralmente disponibilizado pelo SUS, Sistema Único de Saúde,  e tem como meta auxiliar os profissionais de saúde no atendimento direto à população, por meio da telemedicina.

A iniciativa conta com a parceria do Hospital Israelita Albert Einstein, que vai disponibilizar o ambulatório digital com profissionais especialistas da instituição, e do Instituto Laura Fressatto, que disponibilizará um ambulatório digital com especialistas que já atuam no SUS em Mato Grosso.

O foco são as teleconsultorias e teleconsultas entre o médico especialista, o paciente e o médico assistente das Unidades de Saúde da Família dos municípios, com suporte diagnóstico e terapêutico.

Serão atendidos pacientes que aguardam por consultas especializadas na fila de regulação.
A primeira paciente atendida pela telemedicina em Mato Grosso foi a professora aposentada Eni Alves de Carvalho, que mora em Pedra Preta.

Segundo ela, a experiência da teleconsulta foi excelente. “Foi uma experiência muito boa. Dona Eni deu nota 10 para o serviço.

A plataforma de Saúde Digital oferece sete especialidades clínicas: endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia.

Para o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, o projeto vai tornar a assistência básica mais resolutiva e facilitar o acesso da população às avaliações de médicos especialistas.

Já o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde, Diógenes Marcondes, avalia que o programa de Saúde Digital trará ganhos para toda a rede do SUS.

A parceria com o Hospital Albert Einstein deve atender 25 municípios do Estado, sendo que o projeto já está em implantação nos 19 municípios da Região Sul.

Já a parceria com o Instituto Laura Fressatto deve ter a abrangência ampliada gradativamente para todos os 141 municípios do estado.