| 02 Secretaria de Segurança realiza Semana de Mobilização de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A Secretaria de Estado de Segurança Pública intensificou as atividades de enfrentamento ao tráfico de pessoas em uma blitz educativa realizada na avenida Historiador Rubens de Mendonça, conhecida como avenida do CPA, em Cuiabá, nesta terça-feira, Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
A ação fez parte da 10ª Semana Nacional de Mobilização de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que acontece entre 29 de julho e dois de agosto.
As pessoas são traficadas para exploração sexual, adoção ilegal de crianças e adolescentes, atividades desportivas, trabalho infantil, trabalho doméstico, retirada ilegal de órgãos, trabalho análogo à escravidão, mendicância, rituais ou casamento servil.
Segundo o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel PM Herverton Mourret, as mulheres são maioria entre as vítimas de tráfico de pessoas, frequentemente enganadas por falsas ofertas de emprego com boa remuneração em outras localidades, e acabam se tornando vítimas de exploração sexual.
O secretário ainda destacou que a denúncia é importante para que as vítimas sejam resgatadas e acolhidas.
Entre 2010 e 2024, o Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Mato Grosso e o Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, vinculados à Secretaria de Segurança, realizaram 113 atendimentos a vítimas de tráfico de pessoas.
As vítimas são oriundas de diversos municípios de Mato Grosso, de outros estados e até de outros países.
Os canais para denúncias são os Disque 100, 180, 190 e sites do Ministério Público, Defensoria Pública, Ministério Público do Trabalho e delegacias.