Saúde de Cuiabá intensifica a realização de mutirões para reduzir fila de cirurgias

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria

Por Jurandir Antônio – Enéas Jacobina.

Texto do áudio:

O Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá começou no último fim de semana, um mutirão de cirurgias no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

A previsão é realizar cerca de 100 cirurgias nos dois últimos fins de semana de maio, além dos 130 procedimentos semanais que já constam no cronograma. 

Na unidade, estão sendo feitas cirurgias eletivas de retirada de vesícula, de hernia, histerectomía, vasectomia e laqueadura. 

O mutirão faz parte da força-tarefa que zerou os procedimentos solicitados em 2014 e retirou mais de 10 mil pacientes da lista de espera com a realização de cirurgias e exclusão do sistema de regulação municipal.

Parte desses pacientes foram excluídos da lista porque já tinham feito o procedimento fora da rede municipal ou morreram.  

Em 60 dias de intervenção, foram realizados quatro mil 664 procedimentos cirúrgicos eletivos e de urgência na rede municipal de saúde.

Essas cirurgias foram feitas no Hospital Municipal de Cuiabá, Hospital São Benedito e no antigo Pronto Socorro e nos filantrópicos conveniados com o município, Hospital Santa Helena, Hospital Geral Universitário e Hospital Universitário Júlio Muller. 

Segundo a interventora na Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona, a meta é dobrar o número de cirurgias no antigo Pronto Socorro e ampliar o número de leitos, com a reabertura de vagas ociosas na unidade e no São Benedito para melhorar ainda mais o atendimento à população.

No início da intervenção foram identificados mais de 110 mil pacientes na fila aguardando cirurgia.