Safra mato-grossense de grãos será a maior da história. Soja lidera em produtividade

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Mato Grosso deve atingir 101 milhões e 500 mil toneladas de grãos na safra 2024/2025, batendo um novo recorde de produção, superando os 100 milhões de toneladas obtidas na temporada de 2023.

As informações constam do 7º Levantamento da Safra de Grãos 2024/24 divulgado recentemente pela Conab, Companhia Nacional de Abastecimento.

O aumento de 9% na produção de grãos em Mato Grosso vai ajudar o Brasil atingir uma safra recorde de grãos na temporada 2024/25, agora estimada em mais de 330 milhões de toneladas.

Um terço dessa produção sairá das lavouras mato-grossenses.  

Carro-chefe da produção de grãos no Estado, a colheita da soja em Mato Grosso já chegou a 99,5% da área semeada, com a produtividade média chegando a três mil 897 quilos por hectares, a maior já registrada no estado.

A produtividade desta temporada é 22,6% maior do que no ano agrícola anterior, que foi de três mil 179 quilos de soja por hectare.

Com isso a produção deve alcançar quase 50 milhões de toneladas, 26,1% a mais do que o colhido na safra passada.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destaca que o desempenho nas lavouras de soja, algodão, arroz, feijão e demais grãos é fruto direto dos investimentos em tecnologia feitos pelos produtores rurais, demonstrando que é possível produzir e manter 60% do território estadual preservado.

A única retração mais expressiva é no milho, cuja produção está estimada em quase 47 milhões de toneladas, uma redução de 4% em comparação com o ciclo anterior.

A queda está relacionada ao atraso no calendário de plantio da soja, que impactou diretamente a janela ideal do milho. Ainda assim, Mato Grosso deve responder por 37,5% da produção nacional do cereal.