| Safra boa de alguns hortifrutigranjeiros faz preços caírem pela metade na grande Cuiabá.mp3 |
Foto da manchete: reprodução da internet
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Central Atacadista de Cuiabá começou o mês de junho registrando queda nos preços dos principais produtos hortifrutigranjeiros comercializados em Cuiabá e Várzea Grande.
Segundo a cotação de preços realizada pela Seaf, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, de janeiro a junho deste ano, coentro, maçã, tomate, cenoura, batata lisa, batata doce, banana nanica, prata e a banana maçã despencaram no valor.
Cenário atípico frente à escalada de alta dos preços dos produtos alimentícios como carne, arroz, leite, entre outros.
Os itens com maior registro de queda foram a banana nanica e a batata lisa, que juntos tiveram redução de 50% nos preços.
A caixa com 20 quilos da banana nanica que custava 70 reais, diminuiu para 35 reais. Já o saco de 25 quilos da batata lisa caiu de 110 para 55 reais.
Já a caixa de 18 quilos da maçã nacional, está sendo vendida a 75 reais, enquanto que em janeiro a mesma quantidade custava 140.
A banana-maçã, de 70 caiu para 35 reais, a caixa com 20 quilos. Queda de 46%.
O tomate e a banana prata estão 40% mais baratos. A caixa com 20 quilos do tomate e da banana prata caiu de 100 para 60 reais.
Segundo a técnica de Desenvolvimento Econômico Social da Seaf, Doraci Siqueira, responsável pela cotação de preços, a explicação para essas quedas é o fato de estarmos no período final de produção dos itens relacionados anteriormente, mas que a tendência é subir nos próximos meses.
“A safra da maioria dos produtos que tiveram o preço reduzido foi muito boa, e quando isso acontece, a tendência é uma maior presença deles no mercado e, consequentemente, redução no valor de venda”, explicou Doraci.