RODÍZIO. Sindicalista Henrique Lopes assume vaga do petista Valdir Barranco na Assembleia Legislativa

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio: 

 

O deputado estadual, Valdir Barranco, do PT, entrou de licença por 121 dias da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira.

Em seu lugar, assume o suplente Henrique Lopes, também do PT, que é presidente da CUT, Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso, e dirigente do Sintep, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público.

Lopes retorna à Casa de Leis após quase cinco anos.

Em 2020, ele já havia assumido o mandato de forma temporária, ao substituir o próprio Barranco, que se licenciou para disputar a eleição suplementar ao Senado.

A licença de Barranco faz parte de um rodízio acordado dentro da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia.

Ao longo de cinco meses, o mandato será ocupado, em ciclos de 30 dias, por suplentes do partido: Henrique Lopes, Professora Graciele, Professora Edna Sampaio, a indígena Eliene Xunakalo e Altir Peruzzo.

Henrique Lopes é o primeiro a ser contemplado pela medida nesta legislatura, que também conta com o deputado estadual Lúdio Cabral.  

O objetivo do rodízio é ampliar a participação de lideranças do partido nos debates legislativos e na construção de políticas públicas para a população mato-grossense.

Na ocasião, o professor Henrique afirmou que o rodízio demonstra o compromisso coletivo do PT com a pluralidade e a renovação política.