REM MT doa EPIs para brigadas indígenas que atuam no combate a incêndios florestais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antônio  Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

Preocupado com os focos de calor em terras indígenas mato-grossenses e se antecipando ao período de seca, em que os incêndios florestais aumentam, o Programa REM MT, por meio do Subprograma Territórios Indígenas, realizou a entrega de mais de mil EPIs, Equipamentos de Proteção Individual para as brigadas indígenas.

Os EPIs foram repassados pelo REM MT ao Batalhão de Emergências Ambientais. Entre os equipamentos estão o fardamento completo, mochilas de hidratação, balaclava, coturnos, luvas, capacetes, redes e barracas.

Agora, cabe ao Batalhão repassar esse material às comunidades indígenas situadas nas sete regionais da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso.

Atendendo a 43 etnias que moram em Mato Grosso, as regionais estão distribuídas por todo território do Estado e são elas: Cerrado/Pantanal, Kayapó Norte, Médio Araguaia, Noroeste, Xavante, Vale do Guaporé e Xingu.

Entre as comunidades que receberam os equipamentos, estão a aldeia Piaruçu e Kapoto-Jarina, em São José do Xingu; aldeia Umutina, em Barra do Bugres; aldeia dos Chiquitanos, em Porto Esperidião e terra indígena Tadarimâna, em Rondonópolis.

As terras indígenas são constantemente ameaçadas pelas queimadas ilegais.

No ano de 2020, por exemplo, o território indígena campeão de queimadas, com mais de 10 mil registros de focos de incêndio, foi o Parque do Xingu, que abriga 16 etnias em 500 aldeias.