Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa será criada na próxima segunda-feira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

A necessidade de implementação de políticas públicas voltadas à população idosa foi tema das discussões no encerramento da sessão plenária do TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, no primeiro dia deste mês.  

O assunto foi abordado pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Guilherme Maluf, e endossado pelo conselheiro-presidente, conselheiro Sérgio Ricardo.

Na ocasião, a criação da Renadi, Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa em Mato Grosso, foi destaque, já que sua homologação acontece na próxima segunda-feira, sete de outubro.

Sergio Ricardo destacou que é dever do TCE zelar pelas políticas públicas voltadas ao público idoso. Por isso, assinaremos a anuência do Tribunal de Contas para dar legitimidade ao decreto que criará a Rede de Proteção da Pessoa Idosa.

O conselheiro-presidente aproveitou para destacar o papel do desembargador Orlando Perri, que é o grande mentor e criador desse projeto. “Foi Perri que provocou várias instituições para a instalação da política do idoso em Mato Grosso”, lembrou Sérgio Ricardo.

O presidente do TCE lembrou ainda que existem diversas nuances que envolvem a população idosa e necessitam de atenção, como a questão previdenciária.

Na mesma linha, o conselheiro Guilherme Maluf ressaltou que esse cenário de envelhecimento acelerado é ainda mais preocupante pela tendência de empobrecimento dessa população.