| Queiroga visita MT e diz que Brasil já tem cenário seguro para o retorno das aulas presenciais.mp3 |
Foto da manchete: reprodução Secom-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Durante visita a Mato Grosso, no último fim de semana, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a vacinação não é um requisito para o retorno das aulas.
Queiroga defendeu a volta presencial do funcionamento das instituições de ensino, argumentando prejuízo às crianças e adolescentes pelo tempo fora das salas.
"É fundamental, não podemos ficar mais um ano e meio sem aulas para nossas crianças e adolescentes", disse o ministro.
Para Queiroga, o Brasil já possui "cenário seguro" para o retorno das aulas presenciais, suspensas desde o ano passado por causa da pandemia de Covid-19.
Segundo ele, o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação e a Advocacia-Geral da União vão publicar uma portaria interministerial para apoiar os estados a reabrirem as escolas.
"A vacinação não é um requisito para o retorno às aulas, os protocolos seguros sim. Estamos fazendo isso em parceria com a Unicef, com a Unesco, com a Organização Mundial da Saúde, então isso não é uma invenção nossa de voltar as aulas", enfatizou Queiroga.
Recentemente, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, fez o contrario que defende o ministro. A Casa de Leis derrubou o veto do governador Mauro Mendes e manteve a posição de que o retorno às aulas presenciais só deve acontecer depois que todos os profissionais da educação estiverem vacinados.
Queiroga desembarcou em Mato Grosso na última sexta-feira, para visitas em unidades de saúde e acompanhar de perto o trabalho de vacinação contra a covid em três municípios.
Na ocasião, ele participou de atos com a presença dos prefeitos de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, de Várzea Grande, Kalil Baracat, e de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
Finalizando os compromissos em Mato Grosso, Marcelo Queiroga teve um encontro com o governador Mauro Mendes.