Queda no preço da arroba faz Governo articular renegociação de dívidas dos produtores

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Gabriel Faria /Embrapa

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Os ministérios da Agricultura e Pecuária e do Desenvolvimento Agrário estão coordenando esforços para ampliar o prazo de pagamento das dívidas em setores impactados pela queda nos preços.

A pecuária de corte é um desses segmentos, e a redução no valor da arroba é uma das principais razões, em decorrência do ciclo pecuário.

O ministro Carlos Fávaro observou que há a possibilidade de estender automaticamente os prazos de financiamento, com foco especial no Banco do Brasil.

O Ministério da Agricultura também se uniu ao Banco Central para sugerir que outras instituições financeiras adiem os vencimentos de pecuaristas que enfrentam dificuldades financeiras.

Fávaro lembrou que os custos dos insumos diminuíram, voltando à normalidade. Segundo ele, as perspectivas apontam para melhorias no mercado de carne em 2024 e 2025, com preços mais favoráveis.

Já o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou que vai retomar as discussões com o Ministério da Fazenda para criar um programa abrangente de renegociação de dívidas dos produtores rurais, com foco especial nos pequenos agricultores.

O programa, ainda em fase de estudo, visa proporcionar condições para que os agricultores obtenham empréstimos, apesar de suas dívidas.