Quatro municípios mato-grossenses firmam compromisso de criar redes de combate à violência contra mulher

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

Os municípios mato-grossenses de Confresa, Porto Alegre do Norte, São José do Xingu e Canabrava do Norte se comprometeram a criar redes de para combater a violência doméstica e familiar contra a mulheres em uma reunião realizada na sede da Promotoria de Justiça de Porto Alegre do Norte, na última semana. 

O comunicado foi publicado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, no último fim de semana. 

De acordo com a Cemulher, Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, a assinatura do protocolo de intenção é o primeiro passo para instalação da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. 

Atualmente, Mato Grosso tem 26 redes de enfrentamento à violência contra a mulher instaladas, segundo a Cemulher. 

Por determinação da desembargadora Maria Erotides Kneip, juízes estão colhendo assinaturas de prefeitos se comprometendo a elaborar planos de enfrentamento.  

A meta é que 50 redes sejam criadas durante a Semana da Justiça Pela Paz em Casa, entre os dias 10 e 14 de março. 

Estados e Distrito Federal têm até 17 de junho deste ano para apresentarem um plano de metas para combater a violência contra a mulher para, então, terem acesso a recursos federais destinados à segurança pública e aos direitos humanos. 

Conforme o projeto, o plano ainda deverá conter a definição de um órgão responsável pelo seu monitoramento e pela coordenação da rede estadual de enfrentamento à violência contra a mulher e da rede de atendimento à mulher em situação de violência. 

Atualmente, o estado tem 26 redes de enfrentamento instaladas, segundo a Cemulher.