Quatro municípios começam coleta de dados sobre a agricultura familiar em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Criar uma ferramenta para agrupar e descentralizar as informações sobre todas as cadeias produtivas nos 141 municípios de Mato Grosso.

Este é o objetivo do SEIAF, Sistema Estadual Integrado da Agricultura Familiar.

Nas últimas semanas, agricultores e agricultoras familiares, líderes e representantes do setor dos municípios de Querência, Várzea Grande, Alta Floresta e Cotriguaçu participaram de rodadas de capacitação para coleta desses dados e operacionalização da ferramenta eletrônica e-SEIAF.

Os municípios foram escolhidos como pilotos para a efetivação do sistema de informação previsto no Plano Estadual de Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso.

O principal objetivo é subsidiar a construção e implementação de políticas públicas voltadas para o segmento.

Conforme o gestor de projetos do programa de Negócios Sociais do ICV, Instituto Centro de Vida, Eriberto Müller, só é possível construir políticas públicas assertivas e com bons resultados se houver conhecimento sobre o que acontece no dia a dia do campo.

Segundo ele, no caso de uma queda na produção de determinada cultura em algum município, por exemplo, especialistas munidos dessa informação podem identificar a origem do problema e tentar encontrar soluções.

A gestão dos dados também é importante para reduzir custos, melhorar a produção, ampliar o acesso a mercados e preservar o meio ambiente.