| 03 Quase 90% das violências sexuais acontecem dentro da casa das vítimas, alerta promotor.mp3 |
Foto da manchete: Alair Ribeiro | TJMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Durante o 4º Encontro Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o promotor de Justiça, Leandro Túrmina, apresentou dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, que mostram que foram registradas 83 mil 988 vítimas de estupro no país.
Dessas ocorrências, 76% foram praticadas contra vulneráveis, sendo 61% contra menores de 13 anos de idade. Segundo o promotor, em 64% dos casos com vítimas menores de 13 anos, e os agressores eram familiares e, em 22,4%, conhecidos.
Ou seja, quase 90% dos casos acontecem dentro de casa”, destacou o promotor de Justiça.
Túrmina lembrou ainda que, infelizmente, Mato Grosso ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de cidades com os maiores índices de estupro e estupro de vulnerável no país.
O município de Sorriso lidera a lista, com uma taxa de 113,9 casos para cada 100 mil habitantes.
O promotor enfatizou que diante desses números alarmantes se torna indispensável falar sobre o enfrentamento e o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Túrmina destacou ainda que, no Brasil, existem 325 municípios com mais de 100 mil habitantes, sendo seis deles em Mato Grosso.
E que, entre as 50 cidades com os maiores índices de estupro nesse grupo, quatro são mato-grossenses: Sorriso, Sinop, Cuiabá e Tangará da Serra.
O promotor ressaltou ainda que a tendência não é de redução dos números, uma vez que levantamento recente da Corregedoria-Geral de Justiça revela que o número de processos por estupro de vulnerável aumentou 21% entre os anos de 2023 e 2024 no Estado.