Puxada pela agropecuária, economia de MT cresce 6,7% no segundo trimestre de 2023

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O PIB, Produto Interno Bruto de Mato Grosso, cresceu 6,7% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2022, e superou o nacional, que avançou apenas 3,4%.

Os dados constam no relatório do PIB trimestral divulgado na última semana pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.

O governador Mauro Mendes, que está em viagem à China e Índia para buscar mais investimentos para Mato Grosso, enfatizou que a perspectiva é de que o crescimento se mantenha nos próximos anos, como resultado de medidas importantes adotadas pelo Governo do Estado.

No acumulado do ano até junho, a economia mato-grossense apresentou crescimento maior ainda, de 8,3%, enquanto o país avançou apenas 3,7%.

O setor que apresentou maior crescimento no segundo trimestre deste ano foi a agropecuária com 18,9%, devido ao aumento da produção na agricultura, em especial no cultivo da soja, algodão e do milho.

A pecuária também cresceu, em especial na criação de bovinos, suínos e aves.

No índice acumulado até junho deste ano, a agropecuária evoluiu 22,1%, em relação ao primeiro semestre do ano passado.

O segundo melhor desempenho ficou por conta da indústria, que cresceu 6,8%, influenciada, principalmente, pelos Serviços Industriais de Utilidade Pública, que inclui  a geração e distribuição de energia elétrica, seguido da indústria de transformação, construção civil e extração mineral.

A indústria de transformação foi impactada pelo aumento nas fabricações de produtos alimentícios e de biocombustíveis.

No acumulado do primeiro semestre, a indústria registrou crescimento de 2,2%.

Já o segmento de serviços apresentou aumento de 2,6% neste período, impulsionado pelo comércio, administração pública, transportes, atividades profissionais, aluguéis, alojamento e alimentação.

Em relação ao primeiro semestre, este setor teve avanço de 3,4%.