Projeto vai distribuir 15 mil mudas para incentivar a cultura do cacau na região noroeste de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio

O Projeto Poço de Carbono Juruena vai distribuir 15 mil mudas de cacau e capacitar mais de 60 agricultores do município de Juruena, a partir do mês que vem.

 

A proposta do projeto é desenvolver uma nova fonte de renda na região Noroeste para agricultores familiares.


No final de setembro, Eli Costa Lobão, economista e agente de atividades agropecuárias da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira do Ministério da Agricultura, esteve em Juruena para falar dos benefícios do cultivo do cacau clonal para 60 agricultores.

 

"O cacau é uma das atividades agrícolas mais importantes para gerar riquezas numa região de clima tropical, rende o dobro da receita do cultivo do café e a produtividade de um hectare do fruto equivale ao valor da venda de 25 bezerros", explicou Lobão.


Ele disse ainda que a demanda de mercado é mundial e o Brasil não fica atrás, pois importamos 75% do volume consumido atualmente para atender o mercado nacional.

 

"Se você tiver 60 quilos você vende, se você tiver 10 mil sacos, você vende", ressalta o economista.


A partir do quinto ano de produção já é possível obter retorno econômico seis vezes superiores a rentabilidade da pecuária leiteira, cuja lucratividade alcança 49%.

 

Como o esforço de produção se concentra, em média, a cerca de três meses por ano, distribuído ao longo de 12 meses, o agricultor pode investir nessa lavoura sem deixar de ter suas outras atividades, seja gado leiteiro, café ou hortaliças.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.