Projeto que prevê a produção de um livro sobre a história de cada município mato-grossense

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto: Assessoria

Por: Jurandir Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Garantir a preservação e a disseminação da história dos municípios mato-grossenses por meio de livros.

Este é o principal objetivo do Projeto de Lei de autoria do deputado Fábio Tardin, o Fabinho, do PSB, que institui o programa “Escrevendo a História dos Municípios Mato-grossenses”.

A proposta foi aprovada em segunda votação na Assembleia Legislativa, no início deste mês, e estabelece a elaboração e publicação de um livro para cada município de Mato Grosso, contando a história da cidade.

Pelo projeto, os livros devem ser escritos por alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio da rede pública estadual, que se inscreverem no programa.

A elaboração do livro será resultado de pesquisa e a coletânea incluirá redações, entrevistas e pesquisas sobre a história dos municípios mato-grossenses.

O deputado Fábio Tardin destaca o crescimento populacional registrado em Mato Grosso nos últimos anos, em especial motivado por um fluxo migratório intenso oriundo de diversas regiões do país.

Por isso, segundo o parlamentar, a necessidade de dar visibilidade à história dos municípios.

Para o professor, mestre e doutor em História pela UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, Edevamilton de Lima Oliveira, a iniciativa é “louvável e pertinente”.

Segundo ele, embora Mato Grosso tenha sido fruto do avanço dos bandeirantes, a maioria dos 141 municípios mato-grossenses foram emancipados somente na segunda metade do século XX.

O historiador destacou ainda a importância da participação dos estudantes no processo de pesquisa, bem como de escrita e elaboração dos livros.