Projeto lançado em Cuiabá prevê gerar empregos e formação profissional para pessoas presas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio  Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Foi lançado, esta semana, em Cuiabá, o Programa "Senac Integra", uma parceria firmada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública com a Fecomércio, Federação do Comércio e o Tribunal de Justiça.

O objetivo do projeto é gerar empregos, renda e formação profissional para pessoas que estão presas.

Inicialmente, 30 reeducandos das unidades penais Ana Maria do Couto, em Cuiabá, e do Complexo Penitenciário do Capão Grande, em Várzea Grande, serão inseridos no programa.

Cada um vai receber um salário mínimo e a família um vale alimentação no valor de mil e 200 reais, enquanto estiver inserido no projeto.

A contratação será por 12 meses e prevê atividades alternadas, sendo um dia de trabalho e outro de estudo, para aprender uma nova profissão.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves, avaliou a iniciativa como um dos projetos mais inovadores dentro do Sistema Prisional por visar não somente a empregabilidade, mas também a oferta de estudos.

Os reeducandos selecionados nas duas unidades prisionais estão dentro do perfil criminal considerado de menor potencial ofensivo.

Já o juiz Geraldo Fidelis, coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça, também destacou o conceito inovador do programa ‘Senac Integra’, especialmente pela atenção à família do reeducando.

Segundo Fidelis, empregabilidade, estudos, família e recuperação de pessoas, é essa combinação que precisamos. “Não temos como falar em recuperar sem falar de família”, destacou o magistrado.

Fidelis avaliou a iniciativa como um modelo inteligente de combater a reincidência criminal que pode servir de referência para o país.