| 03 Projeto garante proteção da floresta, sustentabilidade e autonomia dos povos indígenas Kayapó e Metuktire.mp3 |
Foto da manchete: Yakarewa Juruna
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O Instituto Raoni, com apoio do Programa REM Mato Grosso, realizou o projeto ‘Proteção e utilização sustentável da floresta, através do fortalecimento de cadeias produtivas do povo Kayapó/Metuktire’.
O objetivo é o fortalecimento e a soberania dos povos indígenas sobre seus territórios, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais e garantindo a proteção das florestas.
O Programa REM destinou mais de um milhão e 100 mil reais para a realização do projeto, que atendeu 23 aldeias e beneficiou diretamente 187 indígenas e, indiretamente, cerca de três mil 300 pessoas nas Terras Indígenas Capoto/Jarina e Menkragnoti.
As ações desenvolvidas no projeto focaram no fortalecimento sociocultural, na sustentabilidade, geração de renda, infraestrutura das aldeias e inclusão de mulheres, promovendo a equidade de gênero.
O projeto possibilitou a realização de melhorias na conectividade e infraestrutura das aldeias com a instalação de antenas de internet e sistemas de energia solar, além da construção de casas tradicionais em várias aldeias.
Para garantir uma gestão dos resíduos e o saneamento, foi feito um sistema de saneamento ecológico em duas aldeias, e uma oficina de gestão de lixo na aldeia Piaraçu, que capacitou Agentes de Saneamento Ambiental de diversas aldeias.
Além disso, foi construído um depósito para armazenamento de resíduos recicláveis na aldeia Piaraçu, distribuição de lixeiras de coleta seletiva e EPIs para a gestão de lixo em todas as aldeias associadas ao Instituto Raoni e a organização de mutirões de limpeza em aldeias.
O projeto também desenvolveu ações para geração de renda, como a capacitação em apicultura na aldeia Paquiçamba, com 15 participantes, sendo 10 homens e cinco mulheres, que receberam materiais e ferramentas, como caixas de enxame apícola e EPIs, para iniciar a produção de mel.