| Projeto do Tribunal de Justiça vai atender a população de municípios do Norte Araguaia.mp3 |
Jurandir Antonio
Entre os dias quatro e 16 de novembro, os municípios de Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, Novo Santo Antônio e Cocalinho, vão receber a segunda fase do programa Araguaia Cidadão.
Os atendimentos começam em Santa Terezinha, cidade a mais de mil e 300 quilômetros da capita mato-grossense, já na divisa com Tocantins.
Serão oferecidos a população atendimento para pessoas em condição de vulnerabilidade, prestação jurisdicional, serviços de cidadania, atendimento médico, consciência ambiental, entre outros serviços.
Segundo o coordenador do Projeto, juiz José Antonio Bezerra Filho, afirmou que um dos desafios da nova fase, são os longos percursos em estrada de terra, fato agravado pelo período das chuvas.
O Tribunal de Justiça justifica que a preocupação é chegar até as comunidades mais distantes, que normalmente não têm acesso aos serviços básicos do poder público, como justiça, cidadania e saúde, por isso o Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso desenvolveu a expedição Araguaia Cidadão.
Já o deputado estadual, Doutor Eugênio, do PSB, que representa a região do Araguaia na Assembleia Legislativa afirmou que vai acompanhar a expedição durante os mais de dez dias.
“O trabalho é excepcional e vai ajudar pessoas que muitas vezes não têm condição de pagar por esses serviços”, lembrou o parlamentar.
Na primeira fase do Araguaia Cidadão, segundo levantamento do Tribunal de Justiça, foram realizados 36 mil procedimentos.