Projeto do REM MT capacitou pecuaristas de 11 municípios da região médio Araguaia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Priscila Soares/ REM MT

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio  

 

Ao longo de quase dois anos, o Projeto Garantia Agroambiental Araguaia, apoiado pelo Governo de Mato Grosso por meio do Programa REM Mato Grosso e executado pelo IMAFLORA, Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, apoiou pecuaristas da região do Vale do Araguaia com investimentos de mais de um milhão e 600 mil reais.

O projeto atendeu toda a região do Médio Araguaia englobando 11 municípios mato-grossenses, Cocalinho, Araguaiana, Nova Nazaré, Ribeirão Cascalheira, Água Boa, Querência, Nova Xavantina, Canarana, Pontal do Araguaia, Torixoréu e Barra do Garças.

O objetivo do projeto foi conectar as diferentes iniciativas desenvolvidas pelo movimento Liga do Araguaia, que busca adoção de práticas de pecuária sustentável na região.  

A ideia é fortalecer a inclusão de pequenos e médios produtores, disseminar e gerar conhecimento para aperfeiçoar o sistema de monitoramento, reporte e verificação de boas práticas.

O projeto realizou visitas técnicas, orientando os produtores para o atendimento de critérios socioambientais e de qualidade do mercado, atingindo diretamente 30 propriedades, além de compartilhar boas práticas em eventos que alcançaram quase 600 pessoas, sendo aproximadamente 300 produtores rurais. 

Para cada propriedade também foi gerado um diagnóstico geoespacial e análise de risco ambiental, contendo informações sobre o uso do solo e reserva legal, avaliação das áreas de preservação permanente e a adequação das propriedades quanto ao Código Florestal.

Com a finalização do projeto, foi possível identificar que grande parte das fazendas possuem deficiências em APP, Área de Preservação Permanente, e Reserva Legal e necessitam de projetos específicos de restauração ecológica.