Projeto de leitura de Juína concorre ao Prêmio Innovare.mp3 |
Foto da manchete: reprodução Radioagência TRT
Por Fabyola Coutinho - TRT FM
O projeto Gestão, Acervo e Acessibilidade do Sistema Municipal de Bibliotecas de Juína concorre ao Prêmio Innovare, o maior do segmento jurídico no Brasil. Criado durante a pandemia, o projeto foi viabilizado com recursos destinados pela Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho. Ao todo, foram repassados 187 mil reais.
O juiz da Vara do Trabalho de Juína, Adriano Romero, conta que o projeto chamou a atenção pela proposta inovadora e estratégica de levar cultura para as pessoas durante uma das piores crises sanitárias.
“Nós queríamos que esse projeto além de contribuir para que as pessoas ficassem em suas casas, tivessem o que fazer em suas casas, mas tivessem o que fazer no sentido de crescimento, de desenvolvimento, sobretudo cultural. No intuito de realmente democratizar de maneira ampla geral e irrestrita o acesso à leitura e à educação por meio de livros, fossem eles digitais, fossem eles físicos”.
O reconhecimento da excelência do projeto já veio: até o momento, foram quatro prêmios nacionais e um internacional conquistados. E agora, concorre ao Innovare. A participação, além de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho, é de extrema importância para toda a sociedade.
Para nós, o grande prêmio já foi obtido. O prêmio de mudar a realidade local. O prêmio de enxergar que o dinheiro público decorrente de condenações ou de acordos foram devolvidos para a sociedade e que esse dinheiro gerou frutos e belos frutos”.
SUGESTÃO DE CABEÇA: Projeto viabilizado com destinações da Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho concorre ao prêmio Innovare. Com foco na cultura, o projeto inclui a entrega de livros por delivery. Entenda mais na reportagem de Fabyola Coutinho.