| Projeto de Bolsonaro pode acabar com 34 municípios de Mato Grosso. Prefeito da menor cidade do Estado protesta.mp3 |
Jurandir Antonio
Uma das medidas que integram o pacote de reformas denominada Plano mais Brasil, apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional propõe acabar com municípios que tem menos de cinco mil habitantes e arrecadação menor que 10% da receita total.
Pela proposta, essas cidades devem ser incorporadas ao município vizinho.
Segundo estimativa do IBGE, divulgada em julho deste ano, Mato Grosso teria 34 municípios com menos de cinco mil habitantes e que poderão deixar de existir.
O projeto também impõe restrição a criação de novos municípios.
O prefeito de Araguainha, a menor cidade de Mato Grosso, Sílvio José de Morais Filho, o Silvinho do PSD, diz que já revela arrependimento em ter votado e apoiado o presidente Jair Bolsonaro, por causa da proposta que pretende extinguir os municípios
“Fui um eleitor e estou quase me arrependendo disso. Por onde eu passo aqui nas ruas da cidade, a população diz, ‘tá vendo, tá vendo”, comentou Silvinho.
A cidade tem 55 anos de emancipação política, e o prefeito avalia que a medida seria um retrocesso para a região.
“A gente caminha com as próprias pernas, temos nossa autonomia. Isso é um retrocesso, temos a nossa história que construímos nesses 55 anos”, lamentou o prefeito.
Araguainha é a terceira menor cidade do Brasil, com 935 moradores. A primeira é Serra da Saudade, em Minas Gerais, com 815 habitantes e Borá, em São Paulo, com 837.
Sílvio José, disse esperar que o Congresso não aprove a medida do governo federal e ele, juntamente com os prefeitos de Serra da Saúde e de Borá, vão ao Senado tentar impedir a aprovação da proposta.
Além de Araguainha, outros municípios mato-grossenses estão ameaçados de extinção pela proposta de Bolsonaro, entre eles, Canabrava do Norte, Conquista D'Oeste, Nova Brasilândia, Nova Marilândia, Novo Horizonte do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Planalto da Serra, Santa Carmem, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, Tesouro, União do Sul e Vale de São Domingos.