Programa REM MT realiza oficinas para consulta aos povos e comunidades tradicionais do Estado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Fernanda Fidelis/REM MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O Programa REM Mato Grosso finalizou as ações de consulta aos Povos e Comunidades Tradicionais do Estado após a realização de uma série de oficinas, que contemplaram os moradores de cinco regiões mato-grossenses.

As oficinas foram realizadas em Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres, Juína e Luciara, entre os meses de abril e maio de 2024.

Ao todo, mais de 200 representantes de Povos e Comunidades Tradicionais participaram das oficinas, que tiveram como principal objetivo, ouvir as reivindicações desses grupos, suas maiores dificuldades e expectativas quanto ao Programa REM Mato Grosso.

Além disso, foram apresentados os resultados do Programa e a discussão das estratégias para a fase dois, que começa em agosto deste ano.

Os Povos e Comunidades Tradicionais no estado de Mato Grosso são compostos por 12 segmentos distintos, sendo: indígenas, benzedeiros, quilombolas, ciganos, raizeiros, pantaneiros, retireiros, pescadores artesanais, extrativistas, povos de terreiro / matriz africana, ribeirinhos e morroquianos.

Nos encontros, o REM Mato Grosso pôde estreitar o diálogo com essas comunidades e aumentar a percepção da realidade e dos potenciais socioeconômicos desses segmentos.

Outro ponto importante dessa consulta é o apoio que o REM está dando na estruturação e eleição do Conselho Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais de Mato Grosso.

Todo esse trabalho realizado ao longo do primeiro semestre deste ano, será consolidado durante o seminário final que acontece entre os dias 24 e 26 de junho, em Cuiabá.