| 02 Produção recorde de carnes deve derrubar o preço do produto para o consumidor.mp3 |
Foto da manchete: Arquivo / OP Rural
Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O Brasil deve produzir este ano quase 30 milhões de toneladas de carnes bovina, suína e de aves.
A previsão é da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, e, se for confirmada, será a maior produção da série histórica.
Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, o aumento na produção de carnes vai refletir na redução de preços para os consumidores brasileiros.
Pretto explicou que mais produto no mercado significa menor preço para os consumidores, e, possivelmente, vai ter um aumento da proteína animal na mesa da população brasileira.
O recorde é puxado pela produção de suínos, que deve chegar a mais de cinco milhões de toneladas em 2023, alta de 2,7% se comparado com o ano passado.
O volume é o maior registrado no país.
A produção de bovinos representa cerca de nove milhões de toneladas, com aumento de 4,5%.
O aumento já era esperado devido ao ciclo pecuário, quando há maior abate de fêmeas e uma consequente elevação na oferta de carne no mercado.
Para aves, a estimativa é de uma produção de 15 milhões de toneladas, alta de 2,9%.
A boa produção e os registros de gripe aviária em países da Europa, Japão e Estados Unidos, por exemplo, aumentam a procura pela carne brasileira.
Até o momento, o Brasil continua livre da doença na produção comercial.
Já com relação ao quadro de suprimento de ovos, a estimativa da Conab é que a produção para 2023 deve atingir um novo recorde e chegar a 40 bilhões de unidades de ovos para consumo.