Producao_industrial_registra_queda_nos_15_locais_pesquisados_pelo_IBGE.mp3 |
Lígia Souto - EBC
A produção industrial registrou queda na passagem de fevereiro para março em todas os 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (14), é a primeira vez que isso acontece desde o início da série histórica da pesquisa, em 2012.
O mais próximo desse resultado aconteceu em maio de 2018, com a greve dos caminhoneiros, que derrubou a produção industrial em 14 dos 15 locais.
Os maiores recuos foram observados nas indústrias do Ceará, com - 21,8%, no Rio Grande do Sul, -20,1%, e em Santa Catarina, que registrou -17,9%.
Também tiveram quedas na produção o Pará, Amazonas e toda a Região Nordeste, além de Pernambuco, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O analista da pesquisa, Bernardo Almeida, ressalta que os dados de março foram diretamente impactados pelo isolamento social, adotado para conter a pandemia do novo coronavírus.
Na comparação com março do ano passado, houve queda em 11 dos 15 locais, com destaque para Santa Catarina, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Ceará. Nessa base de comparação, quatro estados tiveram alta na taxa: Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e Pernambuco.
No acumulado do ano, houve queda em dez dos 15 locais pesquisados, com destaque para Espírito Santo e Minas Gerais. Já os maiores avanços foram observados no Rio de Janeiro e Bahia.