PIB do Brasil cresce 1,9% no 1º trimestre de 2023

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução Agência Brasil 

 

Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Produto Interno Bruto, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os últimos três meses do ano passado.

O PIB, no período, somou R$ 2,6 trilhões. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2022, a economia brasileira avançou 4%. O PIB acumula alta de 3,3% no período de 12 meses.

O crescimento, na comparação com o trimestre anterior, foi puxado pela agropecuária, com alta de 21,6%. Segundo o IBGE, o resultado é explicado pelo aumento da produção da soja, principal lavoura de grãos do país, que concentra 70% da safra no primeiro trimestre e deve fechar este ano com recorde.

Os serviços, importante setor da economia brasileira, também tiveram crescimento de 0,6% no período, principalmente nas atividades de transportes e financeiras, ambos com alta de 1,2%.

A indústria teve variação negativa de 0,1% no período, o que representa estabilidade. As indústrias extrativas cresceram 2,3%, já eletricidade e água, gás, esgoto e atividades de gestão de resíduos subiu 1,7%.

No setor externo, as exportações de bens e serviços caíram 0,4% e as importações recuaram 7,1%, contribuindo positivamente para o PIB. A coordenadora da pesquisa, Rebeca Palis, analisa os motivos por detrás desses números.

Sob a ótica da demanda, o crescimento do PIB foi sustentado pelo consumo das famílias, com alta de 0,2%, e pelo consumo do governo, com crescimento de 0,3%. O crescimento do PIB foi citado pelo presidente Lula em sua rede social. Pelo Twitter, ele comentou que esses resultados comprovam que nosso país já está melhorando. E que ele e sua equipe de governo vão seguir trabalhando para distribuir esse crescimento para o povo brasileiro.

O ministério da Fazenda também divulgou nota comentando que entre os países do G20, que já divulgaram resultado do PIB do primeiro trimestre, o Brasil apresentou o 2º melhor desempenho na comparação trimestral, a 3ª posição na comparação interanual, e a 3ª colocação na comparação em termos de variação acumulada em 4 trimestres.

Edição: Leila dos Santos / Pedro Lacerda

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.