Produção de cacau cresce em Mato Grosso e conquista agricultores da região noroeste

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio

 

A produção de cacau está ganhando novos espaços em Mato Grosso, com ações do Programa MT Produtivo Cacau, da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar.

A partir do recebimento das mudas do programa, muitos produtores começaram a cultivar a fruta. 

Atualmente, 12 municípios cultivam cacau no Estado, segundo dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Um deles é Aripuanã, onde o agricultor familiar Julielton Ribeiro de Souza iniciou a produção após receber mil 200 mudas do programa, há mais de um ano e a colheita deve acontecer em 2025.

 Na propriedade vizinha, Edjalma Gomes do Nascimento também começou a plantar cacau, também com as mil e 200 mudas recebidas do MT Produtivo.

Inicialmente, ele contou que estava tendo dificuldades no cultivo, mas que, depois de receber o kit de irrigação do Governo e orientação da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, a situação melhorou.

Entre 2019 e 2023, o Governo do Estado entregou 260 mil mudas a produtores familiares para incentivar a expansão da cultura.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro, o cacau é uma das culturas incentivadas pelo Governo de Mato Grosso.

Além disso, os produtores contam com a assistência técnica da Empaer, que orienta a forma correta de cultivo.

O município que mais produz cacau no Estado é Colniza, seguindo de Cotriguaçu, Aripuanã, Novo Mundo, Brasnorte, Juína, Porto Estrela, Paranaíta, Carlinda, Nova Monte Verde, Terra Nova do Norte e Rondolândia.

Além das mudas de cacau, o Governo do Estado entregou mudas de café e banana, totalizando quase um milhão de mudas nos últimos cinco anos.