| Procon pede aos consumidores que fiquem atentos aos valores das contas de luz deste mês.mp3 |
Jurandir Antonio - Da redação
A estação da seca acabou, as temperaturas baixaram e as contas de energia elétrica começaram a chegar.
Com o calor excessivo de setembro, que resultou em aumento na conta de energia, é preciso ficar atento à fatura, alerta o Procon estadual.
O primeiro passo é observar se a leitura foi de fato realizada ou se foi por média de consumo.
Essa informação deve constar na fatura de energia. Em um segundo momento, o consumidor precisa analisar seu histórico de consumo dos últimos meses, inclusive do mesmo período do ano anterior.
Essas informações também estão nas contas. Outra dica é observar o número de dias faturados, que deve ser de 27 a 33 dias, no máximo.
Da mesma forma, o consumidor deve analisar a faixa de ICMS correspondente ao consumo do mês. Em Mato Grosso o ICMS é escalonado, ou seja, quanto mais quilowatts-hora são consumidos maior é a alíquota de imposto.
Além disso, há o custo da bandeira tarifária, que em setembro deste ano foi a vermelha, patamar um, que cobra quatro reais a mais para cada 100 quilowatts-hora.
Se a leitura foi estimada, se o consumo está muito fora do normal para aquele período ou se houve acúmulo de leitura, o consumidor deve acionar a concessionária e o Procon, caso a empresa não apresente uma solução.