Processos por estupro de vulnerável contra crianças e adolescentes cresceram 21% em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Os processos por estupro de vulnerável contra crianças e adolescentes cresceram 21% em Mato Grosso de 2023 para 2024, segundo um balanço feito pelo Tribunal de Justiça.

Segundo o levantamento, somente nos primeiros quatro meses deste ano, 627 novos casos já foram distribuídos para serem investigados.

A Justiça registrou mais de mil e 700 processos por estupro de vulnerável em 2023.

Já em 2024, esse número subiu para mais de dois mil.

No ranking estadual, Cuiabá lidera a lista de comarcas com maior número de processos envolvendo crianças e adolescentes em 2025, com mais de dois mil e 500 registros.

Além da capital, os dados são preocupantes também em Rondonópolis, com mil 367 processos, Várzea Grande, mil 328, Sinop registrou mil 105, e Primavera do Leste, com 603 processos.

O levantamento aponta ainda que 73,7% das violências sexuais aconteceram dentro da própria casa. A maioria das vítimas são meninas adolescentes e, em quase metade dos casos, a violência foi repetida mais de uma vez.

Diante desse cenário, o Poder Judiciário de Mato Grosso e o Ministério Público Estadual promovem, nesta semana, na quinta e sexta-feira, o quarto Encontro Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento, que será realizado no Plenário 1 do Tribunal de Justiça, em Cuiabá, tem como foco discutir estratégias de enfrentamento às diversas formas de violência e fortalecer a rede de proteção.

A participação pode ser presencial ou on-line, e as inscrições estão disponíveis no site do Tribunal de Justiça.