| Primeiro dia de provas do Enem foi tranquilo em Mato Grosso. Tema da redação surpreende candidatos.mp3 |
Jurandir Antonio
O primeiro dia de provas do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, em Mato Grosso, transcorreu em clima de tranquilidade.
O único fato anormal, mas que não é novidade, foram os imensos congestionamentos no trânsito da capital, tanto antes, como depois das provas. Seja de ônibus, carro próprio ou carro de aplicativo, chegar aos locais de provas, ou a volta para casa demorou bastante e exigiu paciente dos candidatos.
No primeiro dia, os estudante responderam a 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e suas tecnologias e escrever a redação, e tiveram até cinco horas e meia para fazer o exame.
Em Mato Grosso, pouco mais de 88 mil candidatos se inscreveram ao Enem. Destes, 52 mil candidatos são do sexo feminino, o que corresponde a 60% dos inscritos. Já os candidatos masculinos são 35 mil, o que vale a 41% das pessoas que se inscreveram.
A maior surpresa do Enem deste ano foi mesmo o tema da redação. O assunto escolhido pelo Ministério da Educação foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. A prova de redação representa um dos maiores pesos na nota final do Enem.
Muitos candidatos questionaram o tema, pelo fato do Governo Federal ter feito cortes drásticos nos recursos do Fundo do Audiovisual, uma redução de 43% no orçamento para 2020.
A UNE, União Nacional dos Estudantes, criticou a escolha do tema da redação do Enem.
Segundo a entidade, "A democratização do acesso ao cinema no Brasil" é uma ironia porque o governo "persegue e censura produções cinematográficas nacionais"
A UNE disse ainda que o governo Bolsonaro promoveu a desestruturação da ANCINE, Agência Nacional do Cinema, e que, certamente, Jair Bolsonaro zeraria na prova de redação.
De acordo com o MEC, o índice de abstenção nacional no primeiro dia de provas do Enem foi de 23% dos candidatos, ou seja, mais de um milhão de inscritos não compareceram aos locais de provas.