Presidente do TCE-MT aponta desperdício de bilhões pelas prefeituras na prevenção de desastres

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Thiago Bergamasco/TCE-MT 

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O presidente do TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Sérgio Ricardo, revelou que diversas prefeituras do estado estão gastando bilhões de reais em recursos para prevenção de desastres naturais por falta de planejamento e estrutura técnica.

O alerta foi feito nesta quarta-feira, na abertura da capacitação “Proteção e Defesa Civil – Plano de Contingência”, promovida pelo TCE.

Segundo o presidente, 81% dos municípios não adotam medidas eficazes para evitar tragédias ambientais.

Sergio Ricardo explicou que há recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, com 11 bilhões de reais, o PAC, quase 15 bilhões, e o BID, quase oito bilhões de reais.

De acordo com o presidente do TCE, muitas vezes, o principal motivo do município não acessar os recursos é a falta de informação. Ele reforçou que não utiliza porque não consegue chegar no dinheiro.

Tem que estar preparado documentalmente para acessar esses valores, senão os recursos ficam disponíveis, mas fora do escopo”, declarou Sérgio Ricardo.

Realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e a AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, o encontro busca, justamente, gestores auxiliares na estruturação de planos de contingência e sem acesso a recursos disponíveis para a prevenção de desastres.

Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Zuquin Nogueira, a qualificação vai capacitar a resposta dos municípios diante desses desafios.