| 02 Prefeitura de Várzea Grande lança plano emergencial para combater o mosquito transmissor da dengue.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio
A Prefeitura de Várzea Grande adotou uma série de medidas de impacto para conscientizar as pessoas sobre as ações preventivas para evitar a proliferação de casos de dengue, zika e chikunguniya.
O prefeito Kalil Baracat e o secretário de Saúde, Gonçalo Barros pediram apoio da população para receber a equipe de técnicos da Saúde e das demais secretarias envolvidas no Plano de Contenção, mas sempre cobrando a identificação dos servidores públicos municipais.
Várzea Grande, que até o momento registrou 140 casos de dengue, segundo dados da Vigilância em Saúde do Município, trabalha para não entrar na estatística de cidades onde a doença saiu do controle.
Gonçalo de Barros lembrou que o momento é de intensificar os cuidados e unir esforços para eliminar os focos do Aedes Aegypti, transmissor das doenças, para que não ocorra uma epidemia na cidade.
Na ação, os técnicos fazem o tratamento de reservatórios de água e eliminam os focos e criadouros do Aedes Aegypti.
Baracat destacou que a secretaria de Serviços Públicos e as empresas que promovem a coleta de lixo vão reforçar a atuação em entulhos e lixões para evitar a proliferação do mosquito.
O prefeito lembrou que a principal forma de evitar a transmissão das doenças são medidas adotadas em casa pelos moradores, não deixando água parada e estar atento aos locais que podem virar criadouros do mosquito, em casa, no trabalho e até mesmo na rua.
Kalil Baracat e Gonçalo Barros alertaram para a importância de as pessoas procurarem atendimento médico imediato em caso de sintomas como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceiras ou vermelhidão nos olhos.
A dengue tem tratamento disponível no SUS nas unidades de Saúde e a demora no atendimento ou a automedicação pode agravar os sintomas.