Prefeitura de Cuiabá realiza mais uma etapa do Projeto Enxergar nas escolas municipais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Jorge Pinho

Por: Jurandir Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

A Prefeitura de Cuiabá lançou nesta terça-feira, o Projeto Enxergar é Humanizar 2023.

A meta é atender 100% dos estudantes do 1º ao 9º Ano de 85 escolas de Ensino Fundamental da rede pública Municipal, indicados pelos professores a passar pelo exame de optometria.

Serão entregues aproximadamente três mil e quinhentas armações, com lentes antirreflexos.

Esta semana estudantes de 12 escolas da rede pública municipal de Educação vão realizar os exames, numa estrutura montada na Secretaria Municipal de Educação.

O Projeto Enxergar é Humanizar começou em 2018, ainda no primeiro mandato do prefeito Emanuel Pinheiro e se tornou uma ação permanente da Secretaria Municipal de Educação.

O prefeito Emanuel Pinheiro falou sobre o impacto positivo do Projeto no desenvolvimento e bem-estar social dos estudantes atendidos pela rede pública municipal de educação.   

De acordo com Pinheiro, o projeto melhora a qualidade de vida dos estudantes, que resulta na melhoria do ensino e no desenvolvimento das crianças, fatores essenciais para garantir uma educação inclusiva e democrática.

Em 2018, contemplou estudantes do 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental, com o intuito de avaliar e monitorar as aprendizagens das crianças. 

Os professores ficam responsáveis pelo monitoramento e identificam os estudantes que têm déficit de aprendizagem relacionado com a baixa visão.

O Projeto Enxergar é Humanizar já atendeu 300 estudantes em 2018, e 110 alunos em 2022, totalizando 410 estudantes beneficiados.

Por causa da pandemia, o projeto foi suspenso em 2020 e 2021.

Nesta quarta-feira serão atendidos os alunos das Escolas Municipais José Luís Borges Garcia e São João Bosco.

Já na quinta-feira, o projeto atende os estudantes das Escolas Municipais Doutor Fábio Firmino Leite e Senador Gastão de Matos Muller.